quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tardes de Julho - Arnaldo Silva

Para alguns sou uma lembrança, algo ali entre o presente e o passado. Se não fizer algo, serei realmente um ponto distante em algum dia sem data certa. Isso pode me ser útil, mas é triste. Não ter disponibilidade para ser presente e futuro é algo que pode me transformar em alguém insensível. Para outros sou presente, mas não um presente com passado. Um presente construído em uma conversa, um favor, um olhar, um relacionamento profissional. Se questionado, talvez ninguém saiba nada sobre o que me fez até o presente. O que sou é reflexo do meu passado remoto que talvez esses outros não saibam. Mas para poucos, sou um presente com passado. E esse passado chega a pesar tanto que ofusca quem sou no presente. E acabamos visualizando alguém que existe em função deste passado. Então mesmo presente sou passado. Um ou outro, me vêem como futuro. E como futuro sou uma incógnita, pois meu presente não afirma meu futuro. Assim sendo, para um ou outro, sou uma promessa. Talvez uma promessa de ser presente ou de ser um bom passado. É um desejo mutuo, pois hoje eu não quero ser presente e dessa forma torno impossível existir um passado, restando apenas a esperança de ser futuro. Graças a nossa capacidade de remodelar o passado, posso ser futuro a partir desta releitura. É frágil, mas é possível. De qualquer forma, gostaria de ser presente de todos no futuro.

Um comentário:

  1. Caio Negreiros Cachuté26 de julho de 2011 às 11:52

    "Quando pronuncio a palavra Futuro,
    a primeira sílaba pertence já ao passado.


    Quando pronuncio a palavra Silêncio,
    destruo-o.


    Quando pronuncio a palavra Nada,
    crio algo que não cabe em nenhuma não-existência."

    Wislawa Szymborska
    Poetisa polonesa.

    ResponderExcluir